Como instalar a placa Pitanga Student no Ubuntu Linux 20.04 LTS
Atualizado: 5 de abr.
A plataforma Pitanga é um sistema de emulação composto de duas partes: uma localizada no lado-cliente (computador do usuário) e outra localizada no lado-servidor (núcleo de emulação remoto). Apenas o lado-cliente é necessário instalar para emular circuitos digitais. O lado-cliente nada mais é que uma placa virtual que se comunica com o núcleo de emulação remoto.

Neste tutorial, iremos ensinar como instalar a placa virtual no sistema Ubuntu Linux 20.04 LTS, um sistema operacional baseado no Debian Linux. Ao final, iremos testar a instalação emulando um rotacionador de 10 bits e um acumulador de 16 bits.
Instalando a placa virtual
A placa virtual precisa de Python 3.8 ou superior para executar corretamente no Ubuntu. O Ubuntu 20.04 LTS vem com Python 3.8 instalado. Você pode confirmar a sua instalação de Python através do seguinte comando:
$ python3 -V
Python 3.8.10
Caso você esteja utilizando uma versão mais antiga de Ubuntu, certifique-se de ter a versão 3.8 de Python antes de prosseguir.
São necessários alguns pacotes Python para poder executar a placa virtual Pitanga no Ubuntu. Para isso, siga os passos abaixo
1) Instale o gerenciador de ambientes virtuais do Python (necessário senha de root)
sudo apt update
sudo apt install -y python3-venv
2) Abra um terminal Linux no diretório onde o pacote zip foi salvo. Em seguida, descompacte o arquivo pitanga-22.10se.zip e entre no diretório descompactado
unzip pitanga-22.10se.zip
cd pitanga-22.10se/
3) Crie e ative o ambiente virtual pitanga
python3 -m venv pitanga
. pitanga/bin/activate
4) Instale os pacotes Python para a placa virtual dentro deste ambiente virtual
python3 -m pip install --upgrade pip
python3 -m pip install -r requirements.txt
Pronto! Os pacotes da placa virtual foram instalados. Agora, é hora de testarmos a instalação.
Rotacionador de 10 bits
A placa virtual vem com algumas amostras de projetos localizadas no diretório samples/. Vamos testar a instalação emulando o projeto rotacionador de 10 bits, conforme indicado no comando abaixo:
python pitanga.py -v samples/rotate10b/rotate10b.v \
-p samples/rotate10b/rotate10b.pinout
Quebra de linhas no terminal são representadas por uma contrabarra ("\") . O mesmo comando pode ser realizado em uma linha, sem o sinal de contrabarra.
Note que será impresso no terminal um relatório do consumo de células do projeto rotacionador de 10 bits. A placa Student tem suporte para projetos contendo até 1.000 células lógicas.

Acumulador de 16 bits
Você pode carregar outros projetos através da interface gráfica. Para isso, pare a emulação do rotacionador de 10 bits clicando no botão "Stop Emulation". Em seguida, clique em "Upload Files" e entre para a pasta samples > accum16. Selecione todos os arquivos desta pasta e clique em "Run".

Note que um novo relatório de consumo de células foi impresso na tela e a placa está com todos os displays de sete segmentos em zero. Inicie o acumulador ativando as chaves sw9 e sw0, conforme indicado abaixo:

Quer brincar um pouco mais com o projeto? Abaixo, segue a funcionalidade de todas as chaves do acumulador:
sw9: habilita/desabilita contagem
sw7-sw0: incrementa o acumulador (sw7 é o bit mais significativo, enquanto sw0 é o bit menos significativo)
btn1: reseta o acumulador
btn2: seta o acumulador
Desligando a placa
Para desligar a placa, apenas feche-a e entre com o seguinte comando no terminal de comando:
deactivate
Caso queira executar a placa novamente sem carregar nenhum projeto, digite os comandos abaixo:
. pitanga.sh
python pitanga.py
Parabéns! Você acaba de instalar e emular dois projetos descrito em Verilog na plataforma Pitanga.
Curtindo a plataforma Pitanga? Então, considere assinar um de nossos planos. A Pitanga Student possui o dobro da capacidade da Pitanga Community, além de suportar clocks mais rápidos. Entre em contato com a gente!