Pitanga 21.10 (Tamoios) lançado!

Suporte a circuitos sequenciais de 1Hz e aumento da responsividade da placa virtual em 5x.

29 de out. de 2021

Alcides Costa

A plataforma Pitanga 21.10 (Tamoios) traz novidades impactantes. Além de mais responsividade na placa virtual, o core de emulação suporta flip-flops! Agora você pode adicionar mais complexidade aos seus projetos de circuitos digitais.


Núcleo de Emulação

O núcleo de emulação Tamoios suporta flip-flop com set, reset e clock enable. Além disso, o núcleo funciona com 3 velocidades de clock: 0,1Hz, 0,5Hz e 1Hz. Isso irá permitir a emulação de circuitos digitais de baixa frequência, tal como contadores, rotacionadores, unidades ariteméticas, entre outros.


Interface do Usuário

Fizemos diversas melhorias para suportar a linguagem Verilog. Redirecionamentos novas mensagens de erro para o console de texto, melhorando a depuração dos projetos. O arquivo de pinagem também suporta sinais VCC e GND, além dos sinais de clock. Agora é possível desenvolver circuitos usando constantes '0' e '1' em Verilog.


Comunicação Cliente-Servidor

Realocamos o nosso servidor no Brasil. Com isso, diminuimos a latência entre a placa virtual e o core de emulação em 5x quando comparado com a versão anterior (21.08 - Piratininga)! A plataforma ficou tão responsiva que nem se percebe que o core de emulação está na nuvem.


 

Espero que tenha gostado.

Nos vemos em breve!

pitanga.png