Pitanga 21.08 (Piratininga) lançado!

Núcleo de emulação na nuvem e placa virtual no computador. Suporte a Verilog estrutural e circuitos combinacionais.

20 de ago. de 2021

Alcides Costa

Bemvindos a primeira release oficial da Plataforma Pitanga verão 21.08 (Piratininga). Foram apenas 2 meses de projeto, mas bem intensos. Nesta release, não somente entregamos o software, como também a infra para a distribuição e suporte online da plataforma Pitanga.


Núcleo de Emulação

Estendemos a funcionalidade do núcleo de emulação para suportar mais portas lógicas. Elas são: AND, OR, NAND, NOR, BUF e NOT. Todas são de 2 entradas, com exceção das portas NOT e BUF que possuem apenas uma entrada.


Também aperfeiçoamos o desempenho do núcleo de emulação para viabilizar a nova arquitetura cliente-servidor que desenvolvemos. Com isso, diminuimos o tamanho do cliente (placa virtual), deixando a plataforma mais enxuta e fácil de instalar para você.


Interface do Usuário

Percebemos que o leiaute de nossa placa não estava legal ... nada legal mesmo! Por isso, implementamos um novo design e já aproveitamos para adicionar mais componentes na placa virtual. Isso mesmo! Agora, temos:


  • 03x botões

  • 04x displays de sete segmentos

  • 10x chaves

  • 10x leds


Também melhoramos a serigrafia contendo o nome dos pinos que ligam aos componentes na placa virtual. Dessa forma, você poderá mapear as portas descritas em Verilog no arquivo de pinagem com mais facilidade.


Esta release suporta Verilog! Mas vá com calma, pois o conjunto que suportamos é limitado à Verilog estrutural.


Comunicação Cliente-Servidor

Separar o código da placa virtual e do núcleo de emulação foi fácil. O problema foi conseguir manter a responsividade da placa virtual no computador com o núcleo de emulação na nuvem. Essa aparente pequena alteração trouxe diversos desafios para a nossa equipe, mas conseguimos!


Também melhoramos os relatórios de erros da plataforma, redirecionando para você mensagens mais significativas que antes estavam somente no núcleo de emulação.

 

Um abraço e nos vemos na próxima release!

pitanga.png